Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Quem Somos

A ASSOCIAÇÃO SÃO TIAGO MAIOR, constituída em 20 de julho de 2006 sob a forma de Associação, (para assumir e dar continuação aos trabalhos sociais que antes eram realizados pelo Centro Social São Tiago Maior Apóstolo/Arquidiocese de Porto Velho desde 1989). 

É uma pessoa jurídica de direito privado, para fins não econômicos, de ação social, filantrópica, cultural, ambiental e educacional, é uma organização independente de qualquer vinculação político-partidária ou religiosa, assentada nos princípios da democracia, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, e da não discriminação de credo, raça, cor ou gênero.

Serviços e Projeto Realizados

A Associação São Tiago Maior, realiza trabalho de muita importância para a comunidade porto velhense, principalmente na zona leste da capital, com atividades sociais, educacionais, culturais e artísticas. Tem uma estrutura física compatível para atender e desenvolver esses trabalhos, bem como citamos abaixo, algumas atividades e projetos desenvolvidos:

Projeto Padaria Solidária: Projeto que atende famílias carentes com distribuição de pães diariamente a cerca de 66 famílias, nos bairros renascer e Porto Cristo, na Zona leste de Porto Velho. Pães estes que são produzidos na própria Entidade que tem Padaria própria , num total de 489, distribuídos diariamente, com ajuda de amigos e colaboradores.

Projeto Mercado Solidário: Falta TextoFalta TextoFalta TextoFalta TextoFalta TextoFalta TextoFalta TextoFalta TextoFalta TextoFalta TextoFalta TextoFalta TextoFalta TextoFalta TextoFalta TextoFalta TextoFalta TextoFalta TextoFalta TextoFalta TextoFalta TextoFalta TextoFalta TextoFalta TextoFalta TextoFalta TextoFalta TextoFalta TextoFalta TextoFalta TextoFalta TextoFalta TextoFalta TextoFalta TextoFalta Texto

O Ambulatório São Camilo, foi inaugurado em 05 de agosto de 2011, para atendimento ambulatorial e odontológico da Comunidade, e contou com a colaboração para ser construído e edificado pelas FAMÍLIAS CUIUS E FAMÍLIA MONTEMAGNO-PATORELLO, ambas da Itália. Obtendo ajuda da Prefeitura Municipal de Porto Velho, através da SEMUSA.
E com a Graça de Deus e suas Bênçãos o Ambulatório foi Abençoado e Inaugurado pelo Bispo Dom Calogero Peri da Caltagirone, um grande apoiador e beneficiador das obras sociais da Associação São Tiago Maior.
Hoje já contamos com o atendimento semanal Clinico Geral e Odontológico e conforme necessidade apoiamos algumas atividades em parceria com o Posto de saúde do Bairro Socialista.

Projeto Oratório Juvenil São Tiago Maior: Projeto que atende Crianças, adolescentes e jovens com o Objetivo principal, a inclusão social, a partir de atividades esportivas, educacionais, artísticas, culturais e lazer, no intuito de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das crianças, adolescentes e jovens da Zona Leste da capital de Porto Velho, que vivem em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para o desenvolvimento psico-físico-social destas, com distribuição de uma refeição diária antes do retorna as suas residências.

Iniciado no ano de 2016, o projeto tem como principal objetivo, a inclusão social, a partir de atividades esportivas, educacionais, artísticas, culturais e lazer, no intuito de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das crianças, adolescentes e jovens da Zona Leste da capital de Porto Velho, que vivem em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para o desenvolvimento psico-físico-social destas.

O Museu internacional do Presépio, que tem em seu acervo obras de vários estilos, tamanhos e origens. O Museu do Presépio foi aberto à visitação em dezembro de 2002 e inaugurado no dia 07 de dezembro de 2003, com obras de artistas da zona leste de Porto Velho-RO. E de outros estados brasileiros, como também, de muitos outros países melhor ainda dos cinco continentes.

O Museu internacional do presépio tem um acervo de mais 800 presépios e obras com mais de 1800 peças, além do mais tem uma incrível coleção de mais de 100 selos de todo o mundo somente lançamento de natal, objetivo é através destas obras feitas por artistas famosos e/ou humildes e até artesões anônimos, que testemunharam o maior de todos os acontecimentos da humanidade: O Nascimento do filho de Deus, Jesus de Nazaré, o Senhor, o Salvador da Humanidade.

O presépio Monumental Permanente que mostra e narra a História da Salvação, foi inaugurado em 1998. Este Presépio conta com obras de 17 artistas italianos e a colaboração direta de oito brasileiros. Por ser uma obra que traz um grande significado e por marcar a história da humanidade, o presépio Monumental foi tombado pelo decreto 9983, como Patrimônio Artístico, no dia 25 de junho de 2002.

O ARRAIAL DE SÃO TIAGO MAIOR  na Zona Leste de Porto Velho  e a MOSTRA DE FOLCLORE E CULTURA POPULAR, são realizados em um mesmo período todos os anos entre os meses de Julho e Agosto, onde são 10 noites com muitas apresentações de danças folclóricas, show com bandas locais, parque de diversão, comidas típicas, leilões, concursos e muito mais.

É um dos Eventos mais antigos de Porto Velho, já foram mais de 24 realizações, sempre levando ao público Artes, Cultura e lazer,, além, de festividades regionais e comidas típicas durante o período Junino.

O Projeto Ballet São Tiago Maior, destinado a crianças a partir dos 03 anos de idade. Abrange toda Comunidade. É um Projeto anual, onde as atividades são de ensinamento da dança, da cultura e arte que é o Ballet. São aulas semanalmente no período matutino e vespertino com Professoras qualificadas.

Todas essas atividades ensinadas durante o ano, é conteplado com apresentações em espaços como Teatro Palácio das Artes, Teatro da Faculdade São Lucas, Teatro Guaporé, Porto Velho Shopping e outros espaços culturais de dança.

Escola de Artes Teós “Geovanni Pitrollo”

A Escola de Arte Teós fundada em 1992, devido às necessidades em ver nossas crianças e adolescentes em situação de risco social e volúvel a situações de furto, mendicância, envolvimento com drogas e etc. Devido a essa necessidade implantamos cursos e oficinas de: pintura em tecido, pintura em tela, escultura em gesso, cerâmica e argila, restauração, entalhe e marmorização alguns com a parceria da Prefeitura Municipal de Porto Velho através da Secretaria Municipal do trabalho e Ação Comunitária (SEMAC) e a Secretaria Estadual (SETAS).

Conseguimos alcançar nosso objetivo: muitas crianças, jovens, adolescentes e até adultos queriam e freqüentavam nossa escola, pois tinham o interesse de aprender e se profissionalizar. Chegamos a ter em media três turnos para atender nossas crianças, jovens e adolescentes e tínhamos também aulas de Historia da Arte para o conhecimento e o gosto real da arte e seus princípios. Vários de nossos alunos se tornaram instrutores e muitos criaram seu próprio meio de trabalho para assim buscar uma maior renda para ajudar no sustento de sua família. De 2002 a 2003, infelizmente fechamos as porta, pois tudo pesava sobre nós, desde o pagamento dos funcionários até mesmo o lanche que era oferecido aos alunos e não tivemos mais forças financeiras para continuar.

Em 2004 em uma visita feita pelo gerente do Banco da Amazônia – BASA – realizamos um projeto para retornarmos as atividades nos anos de 2004 e 2005, após esse período a escola continua funcionando por conta direta da Associação São Tiago Maior com muitas dificuldades inclusive a perca de vários profissionais da arte por falta de ter um salário discreto e merecedor aos serviços realizados.

Nosso sonho é de transformar nossa escola em uma escola ativa a comunidade com cursos, formação e capacitação diários criarmos uma verdadeira escola profissionalizante onde os alunos possam no ato de suas matriculas saberem que após o termino do seu curso ele estará capacitado ao mercado de trabalho, capacitando não só na área profissional mas também como um bom cidadão e um bom cristão.

Melhorar as condições de vida de adolescentes e jovens, através da aquisição de conhecimentos na área de artes plásticas e informáticas para incentivar a qualificação profissional e o acesso ao mercado de trabalho com cerca de 600 alunos por ano.

  • Curso de confecção de cerâmica – com iniciação básica e criação de peças;

  • Curso de confecção e pintura em gesso – criação de peças de gessos com forma e modelagem;

  • Curso de corte e costura – com senhoras da comunidade (ótimo aproveitamento);

  • Curso de artesanato em biscuit;

  • Curso de esmaltação de peças de cerâmica e decoração;

  • Curso de Informática;

  • Serviço de refeições para os alunos;

  • Curso de padaria popular e outros…

plugins premium WordPress